O Ministério da Economia possui incumbências antes atribuídas aos extintos Ministérios do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Fazenda, Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e parte do Ministério do Trabalho. Para o cooperativismo, deve ser acompanhado com atenção por conta da sua grande influência perante as decisões governamentais na agenda de ajuste fiscal, nas Reformas Administrativa e Tributária, bem como na pauta liberal (abertura comercial e desburocratização).
Partido
Não filiado
Nascimento
Rio de Janeiro/PR
Formação
Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestre em economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas; mestre e doutor em Economia pela Universidade de Chicago.
Destaques
Professor Universitário; diretor-técnico, sócio e docente do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC (1980-1996); sócio fundador do Banco Pactual (1983-1997); sócio fundador da JGP Gestão de Recursos (1998-2000); sócio fundador da Bozano Investimentos (2003-2018); ministro da Economia (2019-).
Outras informações
Guedes é um economista formado pela Universidade de Chicago, conhecida por suas posições favoráveis ao liberalismo econômico. Ao voltar para a América Latina, ainda nos anos 1980, lecionou na Universidade do Chile, momento no qual se aprofundou no modelo econômico que estava sendo implementado no país durante a ditadura de Pinochet. Posteriormente, voltou ao Brasil, contribuindo na fundação de bancos e gestoras de investimento.
Cooperativismo
Não localizado