Fruto da fusão do Ministério das Cidades com o Ministério da Integração Nacional. O Ministério do Desenvolvimento Regional é responsável pelos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento, como o FDCO, FCO, FDNE e FNE, bem como as superintendências de Desenvolvimento, como Sudam, Sudene e Sudeco. Por fim, também merece atenção a Secretaria Nacional de Habitação.
Partido
Sem partido.
Nascimento
Marília/SP.
Formação
Bacharel em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; especialista em Gestão e Orçamento Público pela Universidade de São Paulo.
Destaques
Técnico de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (2008-2010); Analista de Infraestrutura (2010-); gerente de Projeto da Secretaria Executiva do Ministério das Cidades; chefe de Gabinete do Secretário-Executivo do Ministério das Cidades; chefe da Assessoria Técnica do Secretário-Executivo do Ministério das Cidades; diretor do Departamento de Produção Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (2019-2020); secretário-adjunto da Secretaria-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Regional (2020-2022); ministro do Desenvolvimento Regional (2022-).
Outras informações
Daniel de Oliveira Duarte Ferreira é engenheiro civil com especialização em Gestão e Orçamento Público, ambos pela USP. Servidor público de carreira, ingressou no Governo Federal em 2008, como técnico da AGU responsável pela auditoria e fiscalização das unidades administrativas integrantes do Ministério da Justiça. Em 2010, após ser aprovado em concurso para o cargo de analista de Infraestrutura, passou a trabalhar no então Ministério das Cidades, pasta que possuía atribuições semelhantes ao atual Ministério do Desenvolvimento Regional. Na atual legislatura, atuou na área responsável pelas políticas públicas habitacionais do governo até ser transferido para a Secretaria-Executiva do órgão.
Cooperativismo
Não localizado.