Entre as principais competências da nova pasta está a simplificação e aumento da eficiência e da eficácia das políticas públicas. O ministério é relevante pelo seu caráter transversal para as decisões do governo na implementação de ações e políticas. Na estrutura do novo ministério está a Secretaria de Gestão e Inovação, onde foi alocada a central de compras, responsável por coordenar e executar contratações públicas.
PARTIDO
Sem partido
NASCIMENTO
Rio de Janeiro/RJ.
FORMAÇÃO
Economista, com doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
DESTAQUES
Secretária de Orçamento Federal do Brasil (2015-2016); subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil (2016); assessora econômica do Ministério do Planejamento (2011-2014); e professora do Instituto de Economia da UFRJ (2009 – atualmente).
OUTRAS INFORMAÇÕES
Esther integrou a coordenação do grupo técnico de Planejamento, Orçamento e Gestão na transição de governo e suas pesquisas se concentram em economia do setor público, regime fiscal e participação do Estado e crescimento e desenvolvimento econômico.
COOPERATIVISMO
Não identificado.
Compartilhar