Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania
O Ministério possui um escopo de atuação bem abrangente, tendo como objetivo geral a promoção do reconhecimento e da valorização da dignidade da pessoa humana em sua
integralidade. Desta forma, suas diretrizes e políticas influenciam diversas áreas, como saúde, trabalho, educação, assistência social, dentre outras.
PARTIDO
PT.
NASCIMENTO
São Gonçalo do Pará/MG.
FORMAÇÃO
Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
DESTAQUES
Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) em Belo Horizonte e estadual (2015 a 2018) de Educação. Também teve uma trajetória no governo federal, atuando durante a gestão de Dilma Rousseff. Entre 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Em 2022, foi eleita deputada estadual de Minas Gerais, conquistando mais de 50 mil votos. Anteriormente, em 2020, foi eleita vereadora de Belo Horizonte.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Ao longo de sua carreira política e profissional, coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH e as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior, quando esteve no MEC.
COOPERATIVISMO
Não identificado.