Ao longo de 2025, a ONU incentivará e apoiará seus 195 países-membros na adoção de medidas concretas para fortalecer e promover o cooperativismo em diferentes contextos. Estão previstas ações de cooperação técnica, transferência de conhecimento e maior inserção de representantes das cooperativas em instâncias estratégicas de decisão, tanto em nível nacional quanto internacional.
Com isso, o Ano Internacional das Cooperativas busca promover e fortalecer a imagem e identidade do cooperativismo no Brasil, deixar um legado cultural e institucional para o movimento cooperativista, ampliar o reconhecimento das cooperativas como agentes fundamentais do desenvolvimento sustentável e estimular a criação de políticas públicas e legislações que impulsionem esse modelo de negócio.
O reconhecimento da ONU representa uma oportunidade única para consolidar o cooperativismo como um modelo essencial para a construção de um futuro mais justo, sustentável e próspero para todos.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Ministério do Meio Ambiente e da Mudança Climática, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços e órgãos internacionais.