O projeto assegura que as sociedades cooperativas possam ser beneficiárias dos Fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), do Nordeste (FDNE) e do Centro-Oeste (FDCO).
A presente proposta tem o objetivo de corrigir uma lacuna na legislação vigente, para que as cooperativas estejam citadas de forma expressa como beneficiárias dos recursos dos fundos de desenvolvimento regional (FDA, FDNE e FDCO). Atualmente, devido a uma interpretação restritiva da legislação, o cooperativismo não tem tido acesso a essas políticas públicas dada a utilização do termo “empresa” em normativos infralegais, o que exclui de forma equivocada as sociedades cooperativas do rol de beneficiários dos fundos regionais.
Assim, busca-se fortalecer o papel do cooperativismo como instrumento de desenvolvimento regional, no acesso ao crédito para projetos considerados estruturadores da economia, visando o fortalecimento da atividade produtiva regional e a geração de emprego e renda. As cooperativas, em seus diversos segmentos, têm como uma das suas principais características o alcance de municípios do interior do país ainda pouco atendidos pelo poder público e que, por muitas vezes, outros grupos econômicos não têm interesse em atuar. Isto qualifica essas sociedades como importantes agentes de desenvolvimento regional do país, seja no atendimento a serviços básicos para a população, seja na ampliação da capacidade produtiva em cada localidade.
Senador Flávio Arns (PR)
Clique nas comissões e saiba mais
Aprovado o parecer favorável da sen. Teresa Leitão (PE).
Aprovado o parecer favorável da sen. Teresa Leitão (PE).
Apresentada uma emenda.
Aprovado o parecer da sen. Teresa Leitão (PE), contrário à emenda de Plenário.
Aprovado o parecer da sen. Teresa Leitão (PE), contrário à emenda de Plenário.
Aprovado. A matéria foi remetida à Câmara dos Deputados.
Aguarda parecer do dep. Pedro Lucas Fernandes (MA). A matéria ainda será apreciada pela CFT, CCJC e Plenário.