O projeto propõe a criação de um Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), um dos componentes da Reforma Tributária. A principal finalidade da proposta é garantir uma gestão mais eficiente e harmônica do IBS, que substituirá impostos como ICMS, IPI, PIS e Cofins, promovendo maior transparência e simplificação do sistema tributário brasileiro.
A proposta integra o projeto de Reforma Tributária sobre o consumo. Dentre outros assuntos, o PLP regulamenta: o processo administrativo tributário do IBS (desde o lançamento e ao contencioso administrativo), a transição do ICMS (como sua homologação, compensação, ressarcimento, dentre outros) e o ITCMD (desde o fato gerador ao recolhimento).
Atento aos impactos ao cooperativo, o Sistema OCB acompanha o projeto para garantir que as especificidades do modelo não sejam negligenciadas. Destaca-se ainda a possibilidade de ajustes na regulamentação do IBS e da CBS por meio deste projeto, sendo necessária atenção e cautela para preservação das conquistas e possíveis reparos ao regime específico do cooperativismo.
Poder Executivo.
Clique nas comissões e saiba mais
Em outubro de 2024, foi aprovado parecer do relator, dep. Mauro Benevides Filho (CE), sendo encaminhada para análise do Senado Federal.
Aguarda apresentação de parecer pelo relator, sen. Eduardo Braga (AM).